sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

[Tutorial - V-Ray] Grama realística


Este tutorial é baseado no tutorial do moderador Micha, do Forum Oficial da ASGvis, criadora do V-Ray for SketchUp, para quem não sabe. Todos os créditos vão para ele.

Este tutorial se baseia em um mapa de grama infinito, de 22Mb, no qual quando é aplicado em uma superfície, cria um efeito de grama ao longo da perspectiva. Lembrando que este tutorial só pode ser feito com o V-Ray for SketchUp, até onde tenho conhecimento. Outro fator a ser salientado é que este material não funciona muito bem quando a visão da câmera está muito alta, ou no que chamamos de Bird's Eye/View. Para todas as outras possibilidades, é uma excelente grama.

1 - Baixe o mapa do Diffuse para qual iremos criar o nosso material de grama:
Link Download


2 - Abra o Material Editor do V-Ray, clique com o botão direito em Scene Materials, vá em Add Material, e depois em Add VRayMtl. Isto fará com que seja criado um material do V-Ray com parâmetros do zero, sem estar conectado a nenhuma textura do Sketchup.


3 - Depois de criado, vc pode dar um nome qualquer ao material, que estará com o nome "DefaultMaterial", clicando com o botão direito do mouse sobre o nome, e indo em Rename. Lembrando que o nome não pode ter espaços, pois o V-Ray não reconhece o espaço como um caractere. No meu caso, coloquei o nome "Grama_Infinita" (underline é permitido). Agora, vá até o Layer de Diffuse do material, e vá até o mapeamento do Color do Diffuse, para podermos inserir o Simulacrum que baixamos do primeiro link.
 
4 - No mapeamento do Color do Diffuse, na parte Common, no Type, coloque Bitmap, e então deixe todos os atributos do Bitmap semelhantes ao da imagem abaixo. Outro ponto importante, vá até onde está escrito Bitmap, no campo da direita, e onde está File e um "m" do lado, clique neste "m", e localize em seu PC o arquivo q vc baixou no primeiro link. Deverá ficar da seguinte maneira:
 
5 - Depois de dar um OK, lembre-se de salvar o .VISMAT desse material, para que vc possa usá-lo no futuro sem a necessidade de ter que criá-lo do zero novamente. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse em cima do nome do material, ir em Export e salvar o material onde desejar, seguindo o exemplo da imagem:
 
6 - Agora, basta aplicar o material sobre qualquer superfície, não se preocupe com a aparência que ela irá ter no SketchUp, o que influenciará é o render no final. Se vc tiver realizado tudo corretamente, ela deverá aparecer assim:
  Agora, é só utilizar em seus projetos, e ser feliz........

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