Cuide do seu bem-estar no escritório
Iluminação correta, móveis de escritório confortáveis e equipamento de ponta. De nada adianta tudo isso se o seu ambiente de trabalho não te faz bem.O que é qualidade de vida? Em latim, a palavra “qualis” queria dizer “diferença”. Desde sempre, qualidade são aqueles atributos que tornam um produto diferente do outro. Mas a expressão “qualidade de vida”, aplicada a seres humanos, é bem mais recente. Ela começou a aparecer há uns 30 anos.
Atualmente, os empregados estão trabalhando mais do que trabalhavam há 30 anos. As empresas reduziram seus quadros de funcionários. Onde antes havia dois ou três, hoje existe um. O efeito de tudo isso é óbvio: o cansaço. Não apenas físico, mas também mental.
Estresse é uma palavra que nossos avós não conheciam. Mas hoje qualquer pessoa sabe que se não encontrar uma válvula de escape, vai acabar explodindo.
As boas empresas não demoraram a perceber os efeitos negativos que essa situação poderia causar em seus funcionários porque a pressão por resultados não iria diminuir no futuro. Muito pelo contrário.
Para produzir cada vez mais e cada vez melhor, o funcionário precisa de duas coisas. Mais energia física e mais equilíbrio mental.
Um bom ambiente de trabalho faz a diferença em cada dia. Um salário decente faz a diferença no mês.
Mas o equilíbrio físico e emocional do empregado faz a diferença na vida. Dele e da empresa.
Cuidado com os excessos ao usar o computador
Atenção para não ter problemas de saúde
Olhos secos e irritados? Dor de cabeça? Sensibilidade à luz? Podem ser sinais de que as coisas não andam bem no dia a dia diante do computador. Iluminação inadequada no ambiente, mau posicionamento do monitor e sujeira na tela são causas comuns para os problemas relacionados à visão.
Além disso, o uso inadequado e excessivo do teclado e do mouse, por exemplo, pode resultar em um dos males classificados entre as Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (Dort), como tendinite e lombalgia. A melhor maneira de garantir uma relação saudável entre o usuário e o computador é adequar o ambiente, por meio de soluções propostas pela ergonomia, como cadeira com encosto adequado e mesa na altura correta.
Fique atento à algumas dicas para proteger seus olhos – e seu corpo – dos excessos do computador.
Para a visão
- Use iluminação adequada, evitando luzes excessivas dentro ou fora do ambiente
- Ajuste brilho, contraste e cor do monitor para torná-lo mais agradável aos olhos
- Diminua as possibilidades de reflexo na tela
- Procure piscar mais vezes para evitar que os olhos fiquem ressecados e irritados
- Mantenha o monitor a uma distância de 40 a 60 centímetros dos olhos
- Faça algumas pausas durante o dia, desviando o foco dos olhos para um ponto mais distante
Para o corpo
- Utilize cadeiras ergonômicas que permitam a regulagem de encosto, assento, altura e tenha apoio para os braços
- É importante usar apoio para os pés, permitindo que os joelhos formem um ângulo de 90º com posicionamento adequado e confortável para os pés. Isso relaxa a musculatura e melhora a circulação sanguínea nas pernas
- Caminhe a cada hora de trabalho para descansar os músculos e alongá-los, reduzindo a possibilidade de dores
- Dê preferência a cadeiras giratórias, que facilitam a mobilidade, evitando movimentos desnecessários do pescoço e do tronco
- A mesa deve oferecer apoio para braços e punhos durante a utilização do teclado e do mouse, que devem ficar no mesmo nível, formando uma linha reta entre antebraços e mãos
Não deixe passar os sinais de desconforto e incômodo que o seu organismo envia. Ajuste o ambiente de trabalho ou de casa para preservar sua saúde e melhorar sua qualidade de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário